Idolino da Fonseca Lamas “Dodola”

Por Adilson Braga Fontes
Contato: abrafo@gmail.com
 
Dodola nasceu em 10 de fevereiro de 1877, em Descoberto, MG ou em São João Del Rei, MG. Era filho dos mineiros Ignácio Gonçalves Lamas (um dos fundadores de Afonso Cláudio) e sua segunda esposa, Augusta Amélia da Fonseca.
Casou-se em 5 de setembro de 1903, em Afonso Cláudio, com Maria Luíza Gomes, nascida em Cataguazes, MG (filha do Coronel Adolpho Rodrigues Gomes, importante personalidade política e histórica de Afonso Cláudio). Testemunharam o ato religioso os Srs. Antonio Mechiades de Lacerda e o major Antonio Manoel Fernandes, e o civil o Exmo. presidente do estado (cargo equivalente ao de governador de estado nos dias atuais), Dr. Muniz Freire, representado pelo Dr. Genuíno Aguido de Andrade e o cidadão Epaminondas de Barros Conceição.
Idolino ganhava a vida como negociante na cidade de Afonso Cláudio.
Ele e sua esposa tiveram os seguintes filhos: José Gonçalves da Fonseca “Juquinha” (casado com Sebastiana Dutra); Adolpho da Fonseca Lamas “Bilito” (casado com Ana Saleme, irmã de Pedro Saleme – lendário prefeito de Afonso Cláudio); Alcina da Fonseca Lamas; Isauda da Fonseca Lamas; Rosalina da Fonseca Lamas; Jairo da Fonseca Lamas (casado com Nadir Vargas Fernandes); Nelson João da Fonseca (casado com Ana Furtado Serpa); Mario da Fonseca Lamas; Maria da Fonseca Lamas (casada com Nelson Lopes da Rocha) e Luiza da Fonseca Lamas (casada com Ruy de Oliveira Simões).
A sua participação oficial na vida pública começa em 21 de dezembro de 1904, quando foi nomeado primeiro suplente de delegado de polícia do município de Afonso Cláudio, pelo secretário de polícia do Estado, Eutrópio Pereira de Faria[1]. Em janeiro de 1916 foi designado tesoureiro da campanha perpetrada pelo senhor José Cupertino Figueira Leite (outra importante personalidade histórica do município de Afonso Cláudio) para angariar fundos para a construção da casa de caridade - saúde hospitalar - (VIEIRA, p. 513, 515). Em 1917 foi vereador e presidente da câmara de vereadores de Afonso Cláudio. No mesmo ano voltou à segunda suplência de delegado de polícia municipal. Durante sua gestão como vereador foi responsável, ajudado por outros companheiros de câmara, pela liberação de verbas junto ao governador do estado, Sr. Jones Santos Neves, para a construção de um grupo escolar na cidade[2]. Uma escola de ensino fundamental no bairro da Grama foi batizada com o seu nome. Idolino faleceu em 13 de março de 1943, em Afonso Cláudio, ES.



[1] O Estado do Espírito Santo. Vitória, 22 de dezembro de 1904. Ano XXIII, nº 299. P.1.
[2] SOUZA, Stella Haddad de. Buscando a tradição de um povo. 2.ed. Afonso Cláudio : da Autora, 2009. P.85.

Nenhum comentário:

Postar um comentário