Rosalina e Maria Davel (Irmãs siamesas)



No segundo semestre de 1899, pipocaram nos jornais a notícia das gêmeas siamesas Rosalina e Maria Pinheiro Davel, naturais de Afonso Cláudio, que passariam pela inédita cirurgia de separação no Rio de Janeiro.
O jornal O Estado do Espírito Santo[1], reproduzindo matéria da Gazeta de Notícias, do Rio de Janeiro, trazia a notícia de que a Sociedade de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro reunira-se no dia 17 de julho de 1899, às 8 horas da noite, para discutir a possibilidade e eficácia de uma operação no caso das meninas xifópagas Rosalina e Maria.
As crianças foram apresentadas pelo Dr. Álvaro Ramos, que leu uma exposição das experiências psicológicas feitas pelo Dr. João Paulo, exames de sangue feitos pelo Dr. Miguel Pereira, dos órgãos visuais pelo Dr. Abreu Fialho e de urina pelo professor Souza Lopes. O Dr. Álvaro Ramos apresentou também o resultado de seus próprios estudos e quadros radiográficos demonstrando a completa separação das duas caixas torácicas.
A reunião concluiu que a experiência poderia ser coroada com êxito, pois os dois organismos funcionavam de forma independente.
Rosalina e Maria foram despidas e observadas atentamente durante cerca de vinte minutos.
O caso das meninas Rosalina e Maria foi classificado pela comunidade médica como o mais importante ocorrido no Brasil até então.
Depois de feitos os exames e ter sido a questão amplamente debatida pela equipe médica, decidiu-se pela cirurgia de separação.
Em 31 de maio de 1900[2], a Gazeta de Notícias trazia minuciosas informações de Rosalina e Maria, e o sucesso alcançado pelo Dr. Eduardo Chapot Prevost na cirurgia de separação das siamesas.
O Dr. Chapot Prevost, que era professor de histologia da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, alcançou renome na cirurgia brasileira por seu feito, elevando a medicina brasileira a patamares superiores, com a realização da primeira cirurgia de sucesso do tipo realizada em todo o mundo.
“As almas patrióticas estremecem de júbilo e regozijam-se diante desta conquista do notável médico brasileiro, de quem a pátria muito tem a esperar ainda.”
A operação foi efetuada na antiga Casa de Saúde de São Sebastião, para onde as meninas Rosalina e Maria foram transferidas, logo que se restabeleceram do traumatismo causado pela primeira intervenção. Sempre assistidas pelo Dr. Chapot.
“A operação realizou-se no melhor pavilhão do edifício da casa de saúde, e o cômodo, profusamente iluminado, em que se efetuou o arrojado cometimento, sofreu custosos e inteligentes reparos, adequados ao fim que se destinava. Todas as paredes estavam pintadas de cal anti-septisada; o assoalho polido pelas continuadas e rigorosas lavagens anti-sépticas; portas, janelas, teto, portais, tudo fora novamente pintado a óleo.”
“Além dos instrumentos necessários, o Dr. Chapot mandara construir uma mesa, fácil de dividir-se em duas, cada qual com uma das meninas, logo que fossem separadas.”
Toda a equipe médica foi esterilizada, assim como suas roupas e instrumentos utilizados. Os procedimentos foram cercados de extremo cuidado para que nada fosse contaminado. Medidas sem precedentes até então na história da medicina brasileira.
Às nove horas da manhã do dia 30 de maio começaram os procedimentos cirúrgicos. Rosalina facilmente cedeu a ação do anestésico, resistindo um pouco mais a Maria, que despertou à primeira incisão. Às nove horas e meia o Dr. Chapot começou a separação do fígado, parte mais importante e delicada de seu trabalho e que lhe trouxe mais glória.
Às dez horas e quarenta minutos afastaram-se as mesas, estavam separadas as meninas – Rosalina e Maria. Concluiu-se a operação às onze e meia.
Rosalina e Maria despertaram da anestesia clorofórmica em ótimas condições, reconhecendo os que estavam à sua volta.
Para a cicatrização geral foram necessárias apenas algumas semanas.
Uma anomalia foi verificada em Rosalina, ela tinha o coração à direita.
Maria não sobreviveu, vindo a falecer logo depois de ser separada. O jornal disse que “desde o começo inspirava maiores cuidados”.
Em 25 de junho de 1900[3], foi celebrado uma missa na matriz da Glória, na cidade do Rio de Janeiro, em ação de graças pelo restabelecimento de Rosalina, oficiado pelo arcebispo da então capital do país.
Rosalina seguiu a pé da casa de saúde São Sebastião ao templo, recebendo durante o trajeto o afeto da multidão que abria alas para a sua passagem.
Rosalina foi acompanhada pelo Sr. Dr. Chapot Prevost.
Ao descer as escadas da igreja, uma criança ofereceu a Rosalina um grande buquê de violetas e camélias naturais.
Em 26 de julho de 1900[4], o 1º delegado auxiliar da capital federal resolveu abrir inquérito sobre a causa da morte de Maria, irmã de Rosalina, depois de ter ouvido as declarações dos médicos legistas da polícia do distrito federal. Com base na análise dos legistas o delgado auxiliar colheu depoimento dos médicos que assistiram a autopsia.
Em agosto de 1900[5], o Sr. João Davel telegrafou ao Dr. Chapot Prevost testemunhando sua gratidão pela dedicação e paternal interesse dispensado às suas filhas Rosalina e Maria.
Nesse telegrama o Sr. João Davel protesta contra o procedimento da polícia do Rio em relação à morte de Maria.
João e sua esposa tinham dez filhos e, sem recursos deixou Rosalina e Maria, de sete anos de idade, aos cuidados da família Chapot Prevost. Rosalina foi adotada pelo Dr. Eduardo.
O Jornal do Comércio de 23 de setembro de 1900[6], trouxe a notícia de que uma quantidade de dinheiro considerável havia sido arrecadada em favor da menina Rosalina no valor de dez contos e oitocentos e quarenta e quatro mil e trezentos réis, dos quais um conto novecentos e vinte e um mil e sem réis foram entregues ao Dr. José Gomes Pinheiro Junior, possivelmente para ser levado à família em Afonso Cláudio e o restante do valor foi convertido em apólices da dívida pública nacional.
Nesta ocasião Rosalina excursionava pela Europa com o Dr. Chapot Prevost, onde o fruto bem sucedido da inédita intervenção cirúrgica era exibido para as principais plateias mundiais.
No dia 9 de outubro de 1900[7], o Dr. Chapot Prevóst apresentou a menor Rosalina à Academia de Medicina de Paris, sendo a sessão assistida por muitos brasileiros.
Depois de sua apresentação em Paris, Rosalina, também foi notícia em vários jornais da França.
Sobre a pequena Rosalina o Jornal Petit disse o seguinte:
“Rosalina teve a felicidade de sobreviver, viu-se restituída à realidade. Sabendo agora, comer, andar, viver como as demais criaturas, de boa saúde, sorridente, bonita, toda catita com seu vestidinho de seda amarela exótica, tagarelando como um passarinho na sua língua materna, aquela que ainda ontem estava ameaçada de permanecer um monstro e que é hoje, graças ao Dr. Prevost, uma rapariguinha encantadora, cheia de vivacidade e inteligência. Compareceu ontem diante dos sábios austeros da Rua dos Saint-Péres e colheu aplausos, devido tanto a sua gentileza, quanto à originalidade de sua estrutura: tórax de ossatura incompleta, coração à direita...”
Sobre a irmã Maria, eis o comportamento que Rosalina apresentava, ignorando sua morte: “Quando aproxima-se de um espelho, vendo a sua própria imagem, julga ver a de Maria, sorri e manda-lhe beijos dizendo: ‘Vem cá, anda daí irmãzinha!’”
Na academia parisiense, vendo uma forma de gesso, que reproduzia o estado das crianças antes da operação, Rosalina ainda uma vez pensou ter encontrado a sua querida Maria e estendeu para a forma muda os seus braços, com um gesto de afeição terna, e admirada de não vê-la retribuída, como nos primeiros dias de vida.
Depois da viagem[8] à Europa em companhia do Dr. Chapot, que apresentou o seu “caso” cirúrgico às comunidades médicas da França e da Alemanha, foi Rosalina para o Espírito Santo, visitar seus pais.
Quando chegou a Cachoeiro de Itapemirim em companhia do Dr. Gomes Pinheiro, seu protetor, ainda não se achavam ali seus pais.
Chegaram algum tempo depois, e em uma bela tarde foi Rosalina à estação esperá-los.
Rosalina estava muito falante, falava de sua viagem à França, do carinho recebido de todos onde passava.
Depois da chegada de seus pais e da cena comovente do reencontro, Rosalina, que trazia um leque para sua irmãzinha, que supunha que ela estava em companhia de seus pais, disse:
- Onde está a Maria?
Uma senhora, que se achava presente, Dona Áurea, disse sem cerimônias:
- A Maria morreu...
Rosalina ficou triste, mas não manifestou de momento, grande comoção.
Dias depois, porém, começou a referir-se a irmãzinha, muito interessada, com perguntas sobre a sua doença, dizendo lembrar-se de que a tiraram da sala em que estava em sua companhia, para que ela não a visse morta.
Após a cirurgia Rosalina também começou a aprender a ler e a escrever e expressou desejo de ingressar para a irmandade.
No encontro com seus pais fez um singelo versinho expressando o momento vivido:
“Meu pai chorou...
Minha mãe chorou...
Eu também chorei um bocado...”
Na cidade do Rio, Rosalina ficava quase durante todo o dia em casa da sogra do Dr. Pinheiro, que como a sua ficava situada no Morro da Glória, atrás da Igreja.
Menos de um ano depois da cirurgia já subia bem as escadas do morro, dizia ela: “...seguro bem no corrimão, que eu não quero cair.”




BIBLIOGRAFIAS

[1] O Estado do Espírito Santo. Vitória, 25 jul. 1899, ano XVIII, n. 169, p. 2.
[2] O Cachoeirano. Cachoeiro de Itapemirim, 7 jun. 1900, ano XXII, n. 44, p. 1.
[3] O Cachoeirano. Cachoeiro de Itapemirim, 1 jul. 1900, ano XXII, n. 51, p. 2.
[4] O Cachoeirano. Cachoeiro de Itapemirim, 26 jul. 1900, ano XXII, n. 58, p. 1.
[5] Estado do Espírito Santo. Vitória, 14 ago. 1900, ano XIX, n. 186, p. 2.
[6] O Cachoeirano. Cachoeiro de Itapemirim, 30 set. 1900, ano XXII, n. 77, p. 1.
[7] O Estado do Espírito Santo. Vitória, 23 nov. 1900, ano XIX, n. 275, p. 3.
[8] O Cachoeirano. Cachoeiro de Itapemirim, 16 mai. 1901, ano XXIII, n. 38, p. 2.
______________________________________________________________________

Artigo extraído do livro: Notícias de Afonso Cláudiohistória de Afonso Cláudio contada pelos jornais - 1881-1949. Campinas : Agbook, 2014. pp. 93-95. Escrito por Adilson Braga Fontes. 

Clique aqui para comprar o livro - Acesso livre ao livro em PDF 

Nenhum comentário:

Postar um comentário