José Marcelino Teixeira

Família Silva ou Teixeira?

Histórico do sobrenome Silva

A família Silva era uma das mais bem consideradas na península portuguesa. Os primeiros Silvas eram descendentes dos reis de Leão: Dom Guterres Pais, governador da Terra de Maia e um homem bastante rico, que foi pai de Dom Peladio Guterres, governador de Alva. Dom Peladio, por sua vez, teve como seu primogênito Guterre Aldereta da Silva, que era o senhor da Torre da Silva, em Alderete. Ele lutou junto com Dom Fernando I, rei de Castela, na tomada de Coimbra e, por isso, foi elevado a conselheiro do reino, alcaide-mór do castelo de Santa Eulália, senhor de Alderete e do Porto da Figueira.

Mas é importante salientar que nem todo da Silva tem essa origem cheia de pompas e paetês. Na época da escravidão no Brasil, os escravos costumavam assumir o sobrenome de seus senhores, o que justifica a enorme quantidade de Silvas de origens tão diversas que não poderiam vir todos dos reis de Leão.

Os Silvas que serão relatados a seguir vem de Teixeiras, ou seja, o nome da família de um antepassando Teixeira não foi repassado aos filhos. Todos os filhos de José Marcellino Teixeira, cujo pai também era José Marcellino Teixeira, foram batizados como “Netto da Silva”.

Uma possível explicação talvez seria a de que José Marcellino tenha dado aos filhos o sobrenome de seu sogro, do qual também não se tem informação alguma, pois sua filha, esposa de José Marcellino, fôra batizada com nome de devoção, ou seja, seu nome é composto por nomes de personagens católicos apenas, costume bastante comum em Minas Gerais.

O membro da Família mais remoto de que se tem notíca é José Marcellino Teixeira, nascido possivelmente em Minas Gerais, com conjuge desconhecido.

José teve pelo menos um  filho, com o mesmo nome, José Marcellino Teixeira, o “Juquinha”, nascido por volta de 1893 em Minas Gerais. Foi casado com Anna Francisca de Jesus, conhecida pelos netos e bisnetos como "Madrinha Sanica”.
Anna Francisca nasceu por volta de 1897, em Minas Gerais e faleceu em 1982, em São Miguel, distrito de Ibicaba, Afonso Cláudio, ES. Foi sepultada no cemitério de São Miguel. Anna não gostava de ser chamada de avó por seus netos, eles a chamavam de “Madrinha Sanica”.
(Foto: A igrejinha de São Miguel, no distrito de Ibicaba e ao fundo o cemitério onde Sanica está sepultada).
Ana Francisca faleceu quando eu tinha apenas 8 anos de idade. Descobri que ela era minha bisavó no dia de sua morte e enterro, o que me deixou triste, nunca a ví e nem a tratei como parente, pois todos a chamavam de "madrinha". Ela morava em uma pequena casa ao lado da casa-sede do sítio de meu avô, José Netto da Silva.
José e Anna foram pais de:
1. José Netto da Silva
2. Jordemiro Netto da Silva
3. Laudelino Netto da Silva
4. Valdemir Netto da Silva
5. Jorminda da Silva
6. Osvaldo Netto da Silva
1. José Netto da Silva, nascido em 8 de fevereiro de 1919, em algum lugar no distrito de Alto Capim, município de Aimorés, MG e faleceu em 22 de julho de 1996, em Córrego do Sabão, distrito de São Francisco, município de Afonso Cláudio, ES. Foi sepultado em 23 de julho de 1996, em Ponta da Fruta, Vila Velha, ES. Foi casado com Maria Gonçalves do Espírito Santo "Mariquinha", nascida em 4 de abril de 1925, no interior do distrito Alto Capim, município de Aimorés, MG e falecida em 3 de fevereiro de 1993, em Vila Velha, ES.
(FOTO: José Netto da Silva e sua esposa Maria Gonçalves)
Eles foram pais de:
1.1 Maria Gonçalves da Silva
1.2 Alcedina Gonçalves

1.1.3. José Gonçalves da Silva

1.1.4. Carmen Maria de Jesus

1.1.5. Idevaldo Sebastião da Silva

1.1.6. Aminália Gonçalves

1.1.7. Sebastião Netto da Silva

1.1.8. Deneval Romério da Silva

1.1.9. Ana Maria de Jesus
    1.1. Maria Gonçalves da Silva, nascida por volta de 1944 no distrito de Alto Capim, Aimorés, MG. Foi casada com seu primo, Sebastião Lucas.
Eles tiveram os seguintes filhos:
        1.1.1 Maria de Fátima Lucas, nascida por volta de 1970, no interior do distrito de Ibicaba, Afonso Cláudio, ES. Casada com Joel. O casal tm dois filhos.
        1.1.2 Maria José Lucas, nascida por volta de 1971, no interior do distrito de Ibicaba, Afonso Cláudio, Espírito Santo. Casada com [...?] Afonso.
        1.1.3 Maria da Penha Lucas, nascida por volta de 1972, no interior do distrito de Ibicaba, Afonso Cláudio, ES. Casada com Charles.
        1.1.4 Maria Olinda Lucas, nascida por volta de 1975, no interior do distrito de Ibicaba, Afonso Cláudio, ES. Casada com Gilmar Afonso.
        1.1.5 Ozana Lucas, nascida por volta de 1977, no interior do distrito de Ibicaba, Afonso Cláudio, ES. Casada com Francisco Stoffer.
        1.1.6 José Carlos Lucas, nascido por volta de 1980 em Ibicaba, Afonso Cláudio, ES.
        1.1.7 Luíz Carlos Lucas, nascido por volta de 1983 em Ibicaba, Afonso Cláudio, ES.
        1.1.8 Valdirene Lucas, nascido por volta de 1985 em Ibicaba, Afonso Cláudio, ES.
    1.2. Alcedina Gonçalves, nascida em 7 de setembro de 1947, no interior do distrito de Alto Capim, Aimorés, MG. Foi casada com José Matias de Freitas, nascido em 1950 em Afonso Cláudio, ES e falecido em abril 2004, em Vila Velha, ES, é filho de José Matias de Freitas e Maria Josina de Freitas.
Eles tiveram os seguintes filhos:
        1.2.1 Renato Sérgio de Freitas, nascido e falecido em 1971, em Vila Velha, ES.
        1.2.2 Renato Sérgio de Freitas, nascido em 1972, casado e pai de um filho.
        1.2.3 Carlos Fernando de Freitas, nascido em 1976 e falecido em 1993, em Vila Velha, ES.
    1.3 José Gonçalves da Silva, nascido em 5 de abril de 1948, no interior do distrito de Alto Capim, Aimorés, MG e falecido em 1982, em Vila Velha, ES. Foi casado com Lenuza [Otta], filha de Pedro [Otta].
Eles tiveram o seguinte filho:
        1.3.1 Eleomar [Otta] da Silva, nascido por volta de 1974, em São Miguel, distrito de Vila Ibicaba, Afonso Cláudio, ES. Casado com Ozana Silva.
    1.4 Carmen Maria de Jesus, nasceu no dia 15 de setembro de 1953, no interior do distrito de Alto Capim, Aimóres, MG. Foi casada com Sebastião Braga Fontes, em novembro 1970, em Afonso Cláudio, ES. Após casar-se passou a assinar Carmen Gonçalves Fontes.
Sebastião nasceu em 27 janeiro 1937, no Córrego do Guarany, distrito de Vila Ibicaba, Afonso Cláudio, ES e faleceu em 09 dezembro 2001, em Vila Velha, ES. Sebastião é filho de Benedito Rodrigues Fontes e Sebastiana Braga Lamas.
Eles tiveram os seguintes filhos:
        1.4.1 Maria da Penha Fontes
        1.4.2 Adilson Braga Fontes
        1.4.3 Claudinéia Braga Fontes
        1.4.4 Fábio Júnior Fontes
Foto: Carmen G. Fontes.
    1.5 Idevaldo Sebastião da Silva “Idé”, nascido em 7 de novembro, por volta do ano de 1955, em São Miguel, distrito de Vila Ibicaba, Afonso Cláudio, ES. É casado com Carmelita.
    1.6 Aminália Gonçalves da Silva  "Minara", nascida em 30 de setembro de 1957, em São Miguel, distrito de Vila Ibicaba, Afonso Cláudio, ES. É casada com Lézio D`Ávila.
Aminália e Lézio tiveram os seguintes filhos:
        1.6.1 Tiago Gonçalves D`Ávila.
        1.6.2 Tiele Gonçalves D`Ávila.
        1.6.3 Diego Gonçalves D`Ávila.
    1.7. Sebastião Netto da Silva "Bastião", nascido em 14 de setembro de 1958, em São Miguel, distrito de Vila Ibicaba, Afonso Cláudio, ES. Casado com Nilda Maria Schnnerock, filha de Florêncio Schnnerock e Maria da Silva.
Eles são pais de:
        1.7.1 Michele Schnnerock da Silva.
        1.7.2 Michel Schnnerock da Silva.
        1.7.3 Sheila Luana Schnnerock da Silva.
   1.8 Deneval Romério da Silva, nascido em 2 de fevereiro de 1964, em São Miguel, distrito de Vila Ibicaba, Afonso Cláudio, ES. É casado com Rosenilda Silva.
São pais de:
        1.8.1 Gleyson da Silva.
        1.8.2 Amanda da Silva.
    1.9 Ana Maria de Jesus, nascida em 22 de fevereiro de 1966, em São Miguel, distrito de Vila Ibicaba, Afonso Cláudio, ES. Casado com Adriano Giestas, filho de Adriano Petronetto Giestas e Maria Gonçalves.
Eles tiveram os seguintes filhos:
        1.9.1 Emanuel da Silva Giestas.
        1.9.2 Hudson da Silva Giestas.
2. Jordemiro Netto da Silva “Jorde”, nascido por volta de 1924, em Minas Gerais e falecido em 24 de maio de 2004, em São Rafael, Domingos Martins, ES. Foi casado com Nailda Gonçalves, nascida por volta de 1930, em Aimorés, MG e falecida em 19 de março de 2004, em São Rafael, Domingos Martins, ES. É filha de José Inácio de Castilho e Adriana Gonçalves da Silva.

Eles foram pais de:

1.2.1. José Gonçalves da Silva

1.2.2. Dival Gonçalves da Silva

1.2.3. Albedir Gonçalves da Silva

1.2.4. Marlene Gonçalves da Silva

1.2.5. Maria Gonçalves da Silva

1.2.6. Jair Gonçalves da Silva



1.2.1. José Gonçalves da Silva (Jordemiro N. da Silva, José M. Teixeira, José M. Teixeira) nasceu por volta de 1954 provavelmente em Afonso Cláudio, Espírito Santo. Casou-se com Clara Ramos. A família reside em Vila Velha, Espírito Santo.

Eles tiveram os seguintes filhos:

1.2.1.1. Edson Ramos da Silva

1.2.1.2. Eliane Ramos da Silva

1.2.1.3. Erika Ramos da Silva



1.2.1.1. Edson Ramos da Silva (José G. da Silva, Jordemiro N. da Silva, José M. Teixeira, José M. Teixeira) nasceu por volta de 1980 em Vila Velha, Espírito Santo.

É pai da seguinte filha:

1.2.1.1.1. Carine da Silva, nascida em 26 de julho de 2001 em Vila Velha, Espírito Santo.



1.2.2. Dival Gonçalves da Silva (Jordemiro N. da Silva, José M. Teixeira, José M. Teixeira) é casado com Nilza. Eles tem duas filhas. A família reside em São Rafael, Domingos Martins, Espírito Santo.



1.2.3. Albedir Gonçalves da Silva (Jordemiro N. da Silva, é casado com Rosa. Eles têm uma filha e um filho. Moram em Ponta da Fruta, Vila Velha, Espírito Santo.



1.2.4. Marlene Gonçalves da Silva (Jordemiro N. da Silva, José M. Teixeira, José M. Teixeira) é casada com Gilmar. Eles têm três filhas e moram em São Rafael, Domingos Martins, Espírito Santo.



1.2.5. Maria Gonçalves da Silva (Jordemiro N. da Silva, José M. Teixeira, José M. Teixeira) é casada com “Cota”. Eles são pais de um casal de filhos.



1.1.2.6. Jair Gonçalves da Silva (Jordemiro N. da Silva, José M. Teixeira, José M. Teixeira) é casado com Maria.

Eles tem duas filhas:

1.1.2.6.1. Gilza da Silva, nascida em 1987.

1.1.2.6.2. Gisele da Silva, nascida em agosto de 1989.



1.3. Laudelino Netto da Silva (José M. Teixeira, José M. Teixeira) nasceu provavelmente no município de Aimorés, Minas Gerais. Foi casado com Ana Maria.



1.4. Valdemir Netto da Silva “Vardin” (José M. Teixeira, José M. Teixeira) nasceu provavelmente no município de Aimorés, Minas Gerais. Foi casado com “Liquinha”.

Eles foram pais de:

1.4.1. José da Silva

1.4.2. Maria da Silva



1.4.1. José da Silva (Valdemir N. da Silva, José M. Teixeira, José M. Teixeira) nasceu provavelmente no município de Aimorés, Minas Gerais ou em Afonso Claúdio, Espírito Santo. Casou-se com Dulcinéia Souza. Residem em Campo Grande, Cariacica, Espírito Santo.

Eles são pais de:

1.4.1.1. Reinaldo Souza da Silva, nascido em 1972 em Cariacica, Espírito Santo e falecido po volta de 1995 em Cariacica, Espírito Santo, em acidente de carro.

1.4.1.2. Renata Souza da Silva, nascida por volta de 1977 em Cariacica, Espírito Santo.

1.4.1.3. Regina Souza da Silva, nascida por volta de 1985 em Cariacica, Espírito Santo.



1.5. Jorminda da Silva “Duduca” (José M. Teixeira, José M. Teixeira) nasceu provavelmente no município de Aimorés, Minas Gerais. Casou-se com Araripe Pereira. Eles moram no distrito de Alto Capim, Aimorés, Minas Gerais.

Eles são pais de:

1.5.1. Maria Pereira

1.5.2. Edison Pereira

1.5.3. Edina Pereira



1.5.1. Maria Pereira (Jorminda da Silva, José M. Teixeira, José M. Teixeira) nasceu provavelmente no município de Aimorés, Minas Gerais. Casou-se com José Moisés.

Eles são pais de:

1.5.1.1. Ronaldo

1.5.1.2. Roni Von, nascido por volta de 1978 no distrito de Alto Capim, Aimorés, Minas Gerais. Roni Von foi assassinado em maio de 2003 no mesmo distrito de nascimento.

1.5.1.3. Maria Helena



1.6. Osvaldo Netto da Silva (José M. Teixeira, José M. Teixeira) ) nasceu provavelmente no município de Aimorés, Minas Gerais. Casou-se em primeiras núpcias com Moronita.

Eles são pais de:

1.6.1. Ana Maria da Silva, moradora do distrito de Rosca Seca, Aimorés, Minas Gerais.

1.6.2. José da Silva



“Juca” é irmão de Anna Francisca de Jesus, a “Madrinha Sanica”, esposa de José Marcellino Teixeira. “Juca” faleceu por volta de 1998 em Campo Grande, Cariacica, Espírito Santo. Era casado com Umbelina.