Adherbal Ferreira Galvão


Adherbal foi casado com D. Arnóbia Lurdes Lamas, em 2ª núpcias, nascido em Afonso Cláudio, em 06/01/1888. Casou-se quando tinha 26 anos, no dia 17 de janeiro de 1914.
Era filho de Joaquim Ferreira Galvão e Lindolpha da Silva Andrade (Filha de Eugênio Pereira da Silva). O seu filho único chamava-se Almir Galvão, que se casou com Dalva Saleme, filha de Pedro Saleme, "seu inimigo" político, e tiveram 8 filhos: Adherbal Saleme Galvão, Pedro, Amilcar, Martha, Almir, Maria Inês, Maria de Lurdes e Maria Aparecida.
Em 1932, foi Secretário do Brasil Atlético Club, outro time de futebol criado na cidade.
Aos 41 anos, já participava da vida política afonsoclaudense e aos 42 anos, em 1930, quando do advento da revolução de Getúlio Vargas, era "nomeado" temporariamente pelas forças Revolucionárias para administrar o município. Ainda naquele ano, fez parte da Junta Governativa, que ficou por poucos dias no comando da administração. Em dezembro de 1930, era oficializado como novo interventor do município, tendo ficado no cargo até 1944, e eleito em 1935.
Ajudou a fundar o PSD - Partido Social Democrático - no município, em outubro de 1935.
Em 1929, fundou o Cine Avenida, que ficava à Av. 20 de Janeiro. Quando da fundação do clube de futebol "20 de Janeiro" foi um dos seus sócios fundadores em 1924.
Foi sócio da Rádio Recreativo Club, tendo subscrito recursos financeiros para a sua implantação, assim como foi um de seus diretores ao lado de Dr. Álvaro Castello.
Presidiu, em 1931, a Sociedade 24 de Outubro.
Durante a sua gestão à frente da prefeitura, encontrou a cidade com muitos problemas: as praças eram verdadeiros capoeirões, as ruas: com verdejantes pastarias onde comodamente lotes de alimárias devoravam o capim e, as casas em ruínas, sem estética, sem muros, sem gradis, sem passeio e sem higiene.
Ainda durante o seu período de governo, foi instalado os serviços de água encanada e alguma rede de esgoto, construção da praça em frente à Matriz calçamentos de ruas com paralelepípedos, inaugurado o Grupo Escolar "José Cupertino" e o Asilo de Menores "Cristiano de Andrade" (hoje no local, o 7º Distrito Sanitário).
A principal praça da cidade recebeu o seu nome: Praça Adherbal Galvão.
Faleceu em Vitória, no dia 05 de dezembro de 1947, tendo sido sepultado no Cemitério de Santo Antônio.


_____________________

Fonte:

VIEIRA, José Eugênio. Afonso Cláudio: cronologia de sua história política, administrativa e cultural. Vitória, 2009. p.630-631.