quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Afonso Cláudio se despede de Zuleika Haddad Fafá

No dia 29 de novembro de 2011, Afonso Cláudio se despediu de Maria Zuleika Haddad Fafá, 87 anos. Ela faleceu em decorrência de problemas cardíacos no hospital Metropolitano, em Vitória, onde estava internada desde o dia 14 de novembro devido a complicações. Nem o dia chuvoso impediu que centenas de pessoas acompanhassem o cortejo até o cemitério, prestando a última homenagem àquela que foi professora para muitos da comunidade.
Nascida em Afonso Cláudio, filha de José Jorge Haddad e Isaura de Barros Haddad, ela foi casada durante 67 anos com o ex-prefeito Sebastião Fafá, com quem teve seis filhos. Zuleika iniciou sua vida profissional como professora no Instituto Nossa Senhora de Lourdes, época em que reiniciou seus estudos, fazendo parte da primeira turma do Normal, como era conhecido na época o curso para habilitação de professores. Estava então com 36 anos.
Zuleika especializou-se na disciplina de história, matéria que lecionou por diversos anos no Ginásio Estadual e Escola Normal Afonso Cláudio, atual EEEFM Afonso Cláudio, onde também exerceu o cargo de diretora, até sua aposentadoria. Após, foi secretária Municipal de Educação, presidente do Conselho Tutelar e membro do Conselho da Casa de Cultura.
Foi primeira-dama do Município por duas vezes, ocasião em que desenvolveu inúmeros trabalhos sociais, destacando-se a participação na fundação da Casa do Menino, no bairro São Vicente, e a realização da festa de Natal para famílias carentes do Município, projeto pelo qual mantinha um carinho especial. No último Natal por ela organizado, conseguiu realizar seu grande sonho: doar a cada família uma cesta básica e brinquedos.
Sempre manteve interesse pela história do município de Afonso Cláudio. Assim, realizou inúmeras pesquisas e as documentou, colocando-as sempre à disposição dos interessados e alunos para a realização de trabalhos escolares. Em 1999 integrou a comissão de festas do centenário da Paróquia de São Sebastião de Afonso Cláudio, onde ficou responsável pela pesquisa, que deu origem ao livro “Vivenciar as Lembranças é Viver Sempre Mais”.

Fonte: Folha da Terra -2/12/11 (http://folhadaterra.com.br)