segunda-feira, 1 de março de 2010

Afonso Cláudio - Terra onde Nasci




Eu e inúmeros antepassados nascemos neste Município capixaba.
Afonso Cláudio é um município situado a oeste do Estado do Espírito Santo, na Região Serrana, na divisa com o Estado de Minas Gerais.
Afonso Cláudio é a cidade mais influente da região, principalmente nas questões políticas.
A cidade foi fundada no finalzinho do século XIX, por imigrantes vindos, principalmente de Minas e Rio de Janeiro. Acredito que os vindo do Rio não necessariamente seriam fluminenses, apesar de muitos serem, mas também eram estrangeiros que desembarcavam na cidade do Rio e rumavam para o interior. Os Giestas, por exemplo, eram portugueses desembarcados no Rio que foram para Afonso Cláudio.
Logo depois vieram com presença marcante os imigrantes italianos e pomeranos. O município não fazia parte dos assentamentos oficiais, mas estes estrangeiros foram sendo levados para a região, depois de já estarem estabelecidos em outras regiões.
Abaixo segue o relato oficial da formação do território afonsoclaudense.
O primeiro explorador do território, que na época não levava o nome de Afonso Cláudio, segundo a tradição, foi o engenheiro Frederico Wilmer que teria descoberto ouro no lugar denominado "Lagoa Sêca", na fazenda Santo Antônio do Alto guandú, e no Atual distrito de Pontões, e que pertencia a Antônio de Souza Barros, conhecido por Barros Preto. Sabe-se que Frederico Wilmer contaíra febre amarela e, em consequência faleceu em Vitória no ano de 1851.
Algum tempo depois, um aventureiro de nome ignorado, vindo provavelmene de Minas Gerais, chegou a construir um rancho, no local que hoje é a Praça Adherbal Galvão, na sede municipal prosseguindo sua penetração, foi ter à casa de Antônio de Souza Barros, a quem conseguiu entusiasmar, com a descrição das terras férteis que percorrera.
Em 1876, Souza Barros foi até à cabeceiras do Rio Guandu, no atual distrito de Pontões, onde fixou residência.
Provavelmente, nesse mesmo ano, Jorge Guilherme Gomes, Inácio Gonçalves Lamas (meu trisavô paterno), José Manoel Ribeiro e outros, vindo de Minas Gerais, da Região da Zona da Mata, se estabeleceram às margens do Ribeirão Lagoa, no atual distrito de Serra Pelada, fazendo pequenas aberturas nas matas.
Em 1881, essas famílias mudaram-se para o lugar, mais tarde denominado "Arrependido" que distava cerca de 5 quilômetros da atual cidade. Iniciaram, aí, a construção de uma capela e um cemitério, auxiliados por Sabino Coimbra de Oliveira que, nessa época, já havia fixado residência, no lugar chamado "Grama".
Em 1885, notando que as águas do córrego já eram escassas, resolveram abandonar o local, que juntamente com o córrego passou a se chamar "Arrependido". Procurando um lugar mais apropriado para o início de uma povoação, vieram ter à margem direita do Rio Guandu, no ponto onde fica hoje a parte norte da cidade, de propriedade então de Eugênio Pereira da Silva, que recebera de José Garby o direito de posse.
Conta-se que a venda do terreno de José Garby para Eugênio Pereira da Silva foi condicionada à doação de parte dele à Igreja, para a iniciação do povoado.
De fato, nesse mesmo ano (1885), Eugênio Silva, Sabino Coimbra de Oliveira, Inácio Gonçalves Lamas, Jorge Guilherme Gomes e outros lançaram os fundamentos da
povoação idealizada, a quem deram o nome de São Sebastião do Alto Guandu de Cima. A escritura de doação, no entanto foi passada por Joaquim Ferreira Galvão, genro de Eugênio Silva. A localização do povoado, em relação ao Rio Guandu, era a 30 quilômetros da nascente e 96 da foz.
Em 1886, diversas famílias, entre as quais a de Joaquim Ferreira Galvão e a do coronel Ramiro de Barros Conceição, vieram estabelecer-se, no novo arraial. Ainda em 1886, a convite o povoado recebeu a visita pastoral do Bispo do Estado do Rio de Janeiro. Não havendo ainda igreja, construiu-se um rancho, coberto de folhas que serviu de templo provisório. A povoação progrediu rapidamene. Os primeiros caminhos que viriam incrementar seu desenvolvimento, ligando-a às cidades vizinhas, foram constuídos por Inácio Lamas, com o auxílio de indígenas.
Em 1888, a povoação tornou-se distrito. Já em 1890, a Povoação de São Sebastião do Alto Guandú de Cima elevada à categoria de vila e criado o município, com a denominação de Afonso Claúdio, em homenagem ao doutor Afonso Cláudio de Freitas Rosa, o primeiro Presidente do Estado, na República. (Fonte: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros. IBGE, 1958, v.6)